jornaldosabado@gmail.com ANUNCIE AQUI! Temos o melhor custo x benefício, confira.  
 

 
              Procure notícias, empresas, telefones

 
 
Sábado, 23/01/2021
 04:02
 

 

 

Jornal do Sábado
N OTÍCIA

Veja todas as notícias

 

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL/SP
Médico coordenador da UTI de Espírito Santo do Pinhal morre vítima da Covid-19: 'Um herói'
Luiz Fernando Zarpão, de 59 anos, trabalhava na linha de frente contra a doença em três cidades da região, além de ter atuado como chefe da UTI da Santa Casa de Mogi Mirim por 14 anos.

12 de janeiro de 2021 | 17h00

 

Amoroso, altruísta e companheiro. É assim que o médico Luiz Fernando Zarpão, de 59 anos, é definido pela esposa e os dois filhos. Zarpão era coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Respiratória do Hospital Francisco Rosas, em Espírito Santo do Pinhal (SP), e morreu em decorrência de sequelas da Covid-19 na última quarta-feira (6).

"Eu queria muito ele vivo, mas ele morreu sendo um herói, na profissão que ele amava, fazendo o que ele amava. [...] Eu só espero que ele esteja em um lugar muito feliz, porque ele foi um anjo aqui na Terra. Salvou muitas e muitas vidas, inclusive nessa pandemia... pessoas mais graves do que ele, ele conseguiu salvar", conta a esposa, Niedja Dimartini Zarpão.

 

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

 

Além da UTI do Hospital Francisco Rosas, o médico intensivista natural de Mogi Mirim (SP) também trabalhava na linha de frente do enfrentamento à doença nas UTIs respiratórias de hospitais de Campinas (SP) e Indaiatuba (SP), além de realizar atendimentos gerais em Piracicaba (SP). Zarpão também atuou como chefe da UTI da Santa Casa de Mogi Mirim durante 14 anos.

Veja os rostos de quem perdeu a vida para a Covid-19

Em nota, a prefeitura de Mogi Mirim se solidarizou com a família e amigos do médico. "Por sua dedicação e empenho no cuidado com os pacientes de UTI, o município reconhece nele um exemplo de amor ao próximo", destacou o texto.

Legado

Formado em medicina pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista (SP) e mestre em terapia intensiva, Luiz Fernando Zarpão se apaixonou pela profissão ainda criança, após ganhar um microscópio de presente do irmão mais velho, e era constantemente visto carregando livros de biologia e medicina.

"Meu avô, pai dele, era carteiro e não tinha condições de pagar uma faculdade de medicina [...] Quando ele terminou [os estudos], foi a realização de um sonho de vida, desde pequeno até conquistar foi um sonho realizado, tanto para o meu pai quanto para o meu vô", relata a filha mais velha, Tuyla Zarpão.

Para a família, os exemplos de determinação e empatia deixados pelo médico, que sonhava em realizar um doutorado sobre tratamentos para pacientes com Covid-19, perduram mesmo após a partida. "Vou levar do meu pai querido e amado sempre o bom humor, o otimismo, todos os conselhos e ensinamentos que ele me deu. Vou lembrar dele todos os dias", completa Tuyla.

Despedida

Diagnosticado em novembro com uma alta carga viral, Luiz Fernando estava internado em Piracicaba e chegou a se curar do vírus, mas não resistiu às sequelas pulmonares deixadas pela doença. Portador de diabetes, o médico teve 75% dos pulmões comprometidos, além de ter sido acometido por bactérias secundárias, uma situação comum entre pacientes com Covid-19.

"Perto do Natal, ele conseguiu ficar dois ou três dias sem sedação, e a gente foi visitar ele lá [...] A gente colocou música pra ele ouvir, umas músicas que ele gostava, ele tentava cantar junto mesmo com a traqueostomia, mas a voz não saía. Ele tentava falar eu te amo, dava pra ver [...] Ele conseguiu sorrir mesmo sofrendo daquele jeito. A gente sentiu que aquilo foi uma despedida", relembra Túllio Zarpão, filho mais novo do médico.

Na última quinta-feira (7), Luiz Fernando Zarpão foi homenageado com um cortejo fúnebre pelas ruas de Mogi Mirim. No vídeo, postado pelo filho Túllio [veja abaixo], é possível ver que o carro da funerária foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros e pela UTI móvel.

 

Fonte: G1

 

 

 

Veja + em
Espírito Santo do Pinhal/SP

Covid-19: Prefeitura publica novo decreto

Prefeitura contrata médico infectologista

 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

+ DE 25 MIL SEGUIDORES
O maior portal de São João e região!

 

 

 

P ARCEIROS

 

   
 
   

 

+ Veja todos os nossos parceiros

 

 

 

C ONTATO

 

Curta nosso Facebook

 

Messenger

 

Instagram

 

Siga nosso Instagram

 

 

 

 

Notícias

São Paulo/SP

- Águas da Prata/SP
- Aguaí/SP
- Espírito Santo do Pinhal/SP
- Santo Antônio do Jardim/SP
- São João da Boa Vista/SP
- Vargem Grande do Sul/SP

Minas Gerais/MG

- Andradas/MG
- Poços de Caldas/MG

Editoriais

- Cinema, Filmes e Séries
- Games
- Horóscopo
- Piadas
- Quadrinhos
- Receitas
- Surreal

Guia de Empresas
Parceiros
Anuncie

 


© 2009 - 2021 todos os direitos reservados

Anuncie SUA EMPRESA conosco!
Temos o melhor custo x benefício, confira.

jornaldosabado@gmail.com