SURREAL
Motorista morre congelado após erro em navegador deixá-lo preso a uma temperatura de menos 50 graus 11 de dezembro de 2020 | 7h00

Um adolescente, de 18 anos, congelou até a morte em um clima brutal de 50ºC negativos, nesta semana, depois que seu navegador por satélite lhe orientou a pegar o caminho errado na famosa Estrada dos Ossos, na Sibéria (Rússia).
As instruções do Google Maps o enviaram por um atalho desativado na região habitada mais fria do mundo, de acordo com as investigações iniciais. Com o atalho a distância de 1.900km seria encurtada para 1.733km.
Sergey Ustinov e o amigo Vladislav Istomin, também de 18 anos, ficaram presos quando o radiador do carro em que estavam foi danificado por um prego de madeira na estrada coberta de neve.
Eles não tomaram precauções para as condições extremas e rapidamente sofreram ulcerações. Eles estavam sem sinal de celular. O carro acabou virando um freezer.
A dupla ficou presa no carro por uma semana, até ser encontrada por uma equipe de resgate.
Sergey foi encontrado congelado em seu Toyota Chaser, enquanto seu amigo estava milagrosamente vivo, mas sofrendo de hipotermia aguda. Os médicos agora estão tentando salvá-lo, com seus braços e pernas terrivelmente congelados, contou o "Sun".
"Seu estado é extremamente grave, estamos lutando por sua vida", disse um médico.
A dupla estava dirigindo da cidade mais fria do mundo, Yakutsk, para o porto de Magadan, em uma rodovia da era Stalin conhecida como a Estrada dos Ossos, por causa das suas características inóspitas. Acredita-se que 250 mil pessoas - na maioria, presos políticos - tenham morrido durante a construção da rodovia.
A estrada foi abandonada pelo governo soviético nos anos 1970.
|